domingo, 21 de março de 2010

dominios

Um domínio próprio oferece muitas vantagens:

- Elimina a má impressão causada por ter a palavra “blogspot” no seu endereço;

- Se você fizer o “dever de casa” direitinho, seus visitantes mal perceberão que você usa Blogger;

- Permite que, caso você decida sair do Blogger, você conserve seu PageRank;

- Caso você mude para Wordpress, existe uma função que possibilita conservar as mesmas URLs, isto é, você não perderá indexação (ignoro se existe uma opção parecida em outros CMS);

- Enquanto você permanecer no Blogger, ele se encarregará de redirecionar as visitas vindas de seus links antigos (com blogspot no endereço) ao domínio novo;

Legal, não é? Mas para que você possa usufruir de todos esses benefícios, você precisa, primeiro que nada, colocar um domínio personalizado no seu blogspot.

O primeiro passo é comprar seu domínio.

Se quiser usar um .br, deverá procurar o Registro.br, ou a LocaWeb – no momento, a única empresa autorizada a revender domínios .br (tks Manoel). Para outros domínios – .com, .org., .net, .info, etc – você dispõe de muitas opções onde comprar. Pessoalmente, prefiro o Godaddy, pois o sistema de controle total sobre os DNS que eles oferecem, facilita muitíssimo o processo. O problema é que muitos registrars (empresas que vendem domínios) internacionais só aceitam pagamento com cartão internacional ou Paypal.

Pense bem antes de escolher

Dedique um tempinho a escolher seu domínio. Lembre-se, ele vai lhe acompanhar por muito tempo; pense em como esse domínio se verá dentro de um ano, dois, cinco, dez anos. Evite palavras de baixo calão, ou que passem impressão de estupidez. Em caso de dúvida, pergunte aoFábio como um nome pode afetar o futuro do seu blog!

Você pode usar um domínio – www.meudominio.com – ou um subdominio –www.exemplo.meudominio.com – com ou sem www. No entanto, o Blogger não aceita subdiretórios – www.meudominio.com/exemplo não pode ser usado.

Caso esteja pensando em incluir a palavra “blog” no seu endereço, leve em conta que os domínios que contêm essa palavra são bloqueados em muitos lugares.

E lembre-se: você só precisa comprar um domínio, não uma hospedagem ou host. O Blogger vai continuar hospedando seus arquivos, posts, fotos, comentários; de fato, a única mudança que você verá será no endereço de seus posts. De resto, tudo continuará funcionando extamente da mesma forma.

A única exceção seria caso você queira usar publicação FTP, isto é, hospedar você mesmo seus arquivos, utilizando o Blogger somente como CMS. O FTP permite que você faça coisas que não são possíveis com os Blogspot hospedados no Blogger, mas também tem muitas desvantagens (por exemplo, não é possível usar layouts – o FTP só funciona com o modelo clássico). Mais informação sobre Blogger e FTP aqui.

Segundo Passo – Configurando os DNS

DNS significa Domain Name System ou Sistema de Resolução de Nomes. Um servidor DNS determina aonde um determinado endereço web leva o visitante; ele relaciona o endereço web com o lugar onde o conteúdo está guardado, onde pode ser acessado. Até agora, você tem um domínio (endereço) mas ele não está apontando à lugar nenhum; nenhum servidor na Internet sabe aonde direcionar as pessoas que visitam esse endereço.

link do site : http://blosque.com/2007/08/como-usar-um-domnio-personalizado-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário